quinta-feira, 10 de maio de 2012

Como montar a sua Jardineira


  
Como montar a sua Jardineira 
como preparar e cuidar de uma jardineira, tudo passo a passo

Cultivar plantas em casa é muito bom para nos aproximarmos da natureza. Cuidar e acompanhar o crescimento de cada uma delas pode ser uma verdadeira terapia, além de deixar nossa casa mais viva e bonita. Veja como preparar sua jardineira e floresça o ambiente.



 
1. Comece escolhendo uma jardineira com furos no fundo, a vários modelos no mercado

 





























 
 Se não tiver furos, faça você mesmo. O melhor é fazer os furos de dentro para fora, evitando rachaduras.















 
2. Cubra o fundo com pedras, ou argila expandida. Elas vão facilitar na drenagem, evitando que a água se acumule e acabe apodrecendo as raízes. Cacos de cerâmica ou cascalho também servem.















 
3. Coloque uma camada fina de areia por cima das pedras. Use uma pá para alisar e formar uma camada uniforme.


 












 
4. Prepare a terra antes de colocá-la na jardineira da seguinte forma: misture partes iguais de areia, terra adubada e húmus de minhoca.















 
Depois, coloque o preparado de maneira uniforme na jardineira. Quebre todos os torrões de terra que possam ter se formado, deixando bem fofinho.
















 
Escolhendo as espécies: Em janelas de apartamento e sacadas, por exemplo, os grandes efeitos são dados por plantas pendentes. Onde há bastante incidência de luz solar, pode-se optar por gerânios pendentes (Pelargonium peltatum)- que se mantém floridos praticamente o ano todo -, petúnias (Petunia sp.), begônias (Begonia imperialis ou semperflorens), trepadeira-africana (Senecio mikanoides) e verbena trepadeira (Verbena sp.). Dessas plantas, a begônia é a que melhor se adapta em locais à meia-sombra. Numa janela de face sul, espécies que exigem luz solar plena dificilmente darão bons resultados, neste caso, pode-se optar por plantas como filodendro (Philodendron) e hera (Hedera helix).

 
5. Plantando: Pressione ligeiramente a superfície da terra, antes de colocar as mudas. Lembre-se de manter um espaço entre elas, para que possam se desenvolver sem ficarem aglomeradas. Coloque um pouco mais da mistura de terra para uniformizar a superfície e regue ligeiramente. Lembre-se de adubar as plantas quinzenalmente na primavera/verão e mensalmente no outono/inverno..
6. Certifique-se de que suas mudas receberam, no mínimo, quatro horas diárias de sol. Nos dois primeiros dias, prefira um lugar com luminosidade indireta.
7. Regue diariamente, se possível, no fim da tarde ou à noite. A cada três meses, adube a terra com húmus ou outro composto orgânico.
Sua jardineira está pronta!