sábado, 12 de maio de 2012

Plantas e vasos para interiores


Plantas  e vasos para interiores
Coloridos, lisos ou estampados. Seja qual for a textura e material empregado nos vasos, eles são os principais responsáveis pela alegria do ambiente e dão um charme especial às plantas da casa.
Escolher o vaso e a planta certa para cada ambiente da casa requer atenção, desde o cuidado com o vaso até a limpeza das plantas. O tamanho e o tipo de planta ideal para cada cômodo devem ser avaliados antes da compra.
É importante escolher o vaso e a planta certa para a casa
- Assim como você escolhe a cor da parede, o tipo e a cor de um sofá, você escolhe o vaso que vai ocupar a planta. É preciso ter harmonia entre as peças de cada ambiente Segundo ela, seja qual for o ambiente, deve-se usar plantas que não precisam de muita luminosidade, pois, a planta precisa sobreviver em ambientes fechados. Ela lembrou que as plantas devem ficar perto da janela, para receber luz e ventilação. “Não podemos esquecer de que as plantas são tiradas de seu habitat natural. Por isso, precisam de cuidados”, lembrou.
os melhores ambientes para se colocar plantas são aqueles que possuem boa luz solar e circulação de ar. na hora de comprar, a preferência deve ser por cachepôs e plantas robustas que possuam qualidade.
- A decisão vai depender da arquitetura do local, acabamento e necessidades de cada um. Uma boa dica é entender que o processo de decoração passa pela harmonização entre os fatores citados acima, tendo como parâmetros para isso: volume, contraste de cores, estrutura e formas dos vasos ,Em ambientes menores, como hall de entrada, decoração de mesa ou quarto, a dica é usar arranjos com flores de corte, devido à praticidade de manuseio e manutenção. os vasos de vidro com bamboo, juntamente com orquídeas phalaenopsis, cymbidium ou chuva de ouro. Dependendo do estilo arquitetônico do ambiente, o uso de cachepôs de vidro, bambu ou vime.

Cuidados  com vasos e plantas
Quando se trata de plantas plantadas em vaso, é preciso levar em consideração fatores como a presença de sol direto, luz artificial ou indireta do sol ou pouca luz (sombra). é preciso avaliar se o ambiente escolhido estará sujeito a intempéries como chuva e ventos ou se estará protegido.
a manutenção das plantas é muito importante. a adubação deve seguir a necessidade específica de cada espécie uma dica: a aplicação de óleo mineral nas folhas evita fungos. “A rega não pode ser exagerada, pois as raízes apodrecem. A terra desses vasos não sofre evaporação por não receberem luz e calor direto, então, as plantas devem ser regadas uma ou duas vezes por semana e com pouca água. Verifique colocando o dedo na terra”.
yuca brava, pata de elefante e sansevéria são plantas que precisam de solo seco por um período maior de tempo e isso faz com que regas sejam mais esparças, entre 10 a 15 dias.





 
Em relação à conservação os vasos de cimento e barro são impermeabilizados em seu interior e devem ser limpos periodicamente. Os vasos de plástico podem ser limpos normalmente, pois são mais resistentes e duráveis.
Para ambientes maiores, como sala de estar, sala de jantar e cozinha, uso de vasos maiores, feitos de vidro, cerâmica ou os cachepôs de vidro, bambu ou vime.



 “Os vasos comuns para decoração geral são os de cerâmica. E as plantas mais comuns para ambientes internos são os filodendros, ráfis e lírio da paz”.
- Vasos de cerâmica com planta ráfis e jibóias deixa qualquer ambiente bem agradável






- Plantas indicadas para ambientes internos com pouca luminosidade (sombra): Zamioculcas e pacová. Precisam ficar protegidas do sol direto. A rega pode ser feita moderadamente, deixando o solo levemente seco antes da próxima rega.



- Plantas indicadas para ambientes internos com muita luminosidade (meia sombra ou sol): Yuca brava, pata de elefante e sansevéria.



Hall de entrada: Vaso quadrado branco alto com cica.
Sala de estar: Cachepô de inox com chamaedora ou árvore da fortuna e felicidade.
Sala de jantar: Cachepô de vidro quadrado alto com árvore da fortuna e felicidade.
Cozinha: Cachepô de madeira com flor de pimenta.
Quarto: Cachepôs de madeira quadrados, em forma de cone, com zameoculcas ou lírios da paz.
Banheiro: Cachepô de vidro quadrado alto, com pau de água e revestimento de pedras gress ou casca de pinus.
Varanda: Cachepô de inox com pleomele variegata.
Área de serviço: Vaso quadrado alto de cimento, com palmeira phoênix.
Escadas: Cachepô de madeira com zameoculcas.
Separação de ambientes: Cachepô rústico com rafhis.
Decoração de mesa: Cachepôs de cerâmica artística com orquídeas.
Dicas de conservação para vasos e plantas:
- As plantas yuca brava, pata de elefante e sansevéria precisam de solo seco por um período maior de tempo e as regas devem ser feitas com um espaço maior de tempo (10 a 15 dias). No caso da yuca, especificamente, precisa ficar em um ambiente com boa ventilação.
- Faça adubação periódica (seis vezes ao ano) e limpe constantemente as plantas.
- Faça manutenção periódica dos vasos: limpeza, pintura e acabamentos.
- Cachepôs de vime, bambu e sisal: cuidado na rega para não molhar o fundo. Coloque sempre um prato de plástico na base do vaso.
- Vasos de cerâmica e cimento: limpe periodicamente com pano úmido para retirar a formação de limo, devido à umidade (esse procedimento é indicado quando o vaso não vem impermeabilizado de fábrica)Veja
Alguns Exempols